Vivemos no Raso!

Asttor Cirne 1.jpg

Sempre ouvi este alerta como um sinônimo de segurança e zona de conforto. Afinal quem nunca ouviu um alerta da mãe dizendo: “Cuidado, ai está fundo. Venha para o raso”.

Hoje vivemos este chamado no campo do conhecimento onde somos expostos a bombas de informações que explodem diariamente, exigindo o nosso cérebro armazená-las das mais diversas formas, nos remetendo ao mundo do “fiquei sabendo” “ouvi na Rádio”, “vi no Site” , “li nas redes sociais” e por fim, nos milhares de canais de informações que estão disponíveis a qualquer momento nos deixando atentos a tudo e a todos os assuntos possíveis. Será?

Vamos acumulando as informações, comentando-as ao acaso sem ao menos termos o cuidado com o conteúdo, a disseminação e o alcance que a mesma pode atingir se não aprofundada da maneira adequada e repassada com o devido crivo da nossa análise.

Estamos rasos sem mergulhos profundos e perdidos no universo veloz do conhecimento Express, que nos remete a um retrocesso preocupante da perda do senso critico sem as análises necessárias a um bom entendimento. Precisamos provocar o tempo e não ceder diante da velocidade tentando mergulhar mais no que precisamos realmente reter. Tratando e analisando a informação antes de passar adiante.

Andamos correndo, lemos rapidamente, pensamos velozmente e o mais preocupante: continuamos a repassar de forma simples, medíocre e muitas vezes inútil os conteúdos que diariamente invadem nossos celulares, e-mails e redes sociais. Vivemos num verdadeiro fast food de informações.

Precisamos mergulhar fundo no conhecimento, nos darmos o tempo necessário para digerir as informações, nos incomodar com a falta de análise e aprofundamento dos conteúdos e passarmos adiante a nossa contribuição, fruto deste processo de digestão consciente da informação como devem ser os verdadeiros formadores de opinião.

Hoje me arrisco a dizer que em terra de cego quem tem conteúdo e aprofunda informação é Rei!

-

Asttor Cirne é administrador, observador assíduo do cotidiano, amante da música, leitura e literatura, atento a tudo e a todos.

#AsttorCirne